SKOL: A CERVEJA DA MULHERADA?
A sociedade é muito dinâmica; sempre mudando. Hoje, na sociedade contemporânea, a sua fluidez modifica rapidamente os valores, comportamentos e gostos. Para viver neste ambiente, os seus membros precisam de transformações constantes. Em torno essas transformações impulsiona os desejos e as emoções desses indivíduos. Muito optando pelo consumo como uma forma de pertencimento.
Bora levantar algumas questões relacionadas a realidade social e a produção de mídia com o público jovem como o público alvo. Para isso, vamos analisar a evolução da imagem da marca cerveja Skol comparando o comercial Musa do Verão (2006) e a campanha Reposter (2017).
“A categoria de cerveja é um segmento que já utilizou e ainda utiliza muito as mulheres como tema. Mas toda vez que uma marca vai na contramão do que é o status quo de uma categoria, seja levando uma mensagem diferente para as pessoas ou mesmo rompendo com códigos e formatos já estabelecidos, a chance de ela ser ouvida pelas pessoas aumenta..”
No dia 8 de março deste ano, em celebração do dia mundial da mulher a Skol, do grupo AMBEV, lançou uma campanha em que 9 artistas gráficas foram convidadas a desenvolver cartazes que teoricamente substituiriam a imagem tradicional utilizado no passado. O objetivo da campanha 'Reposter' era para quebrar a estereotipada imagem da mulher retratada como objeto sexual. A Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing da Skol diz numa entrevista com a revista Exame,
‘Não é uma forma de pedir desculpa, é uma forma de evoluir junto com o , mundo sem negar o que aconteceu de fato.'De contrário com seu posicionamento mais recente, alguns anos atrás, a Skol objetivava a mulher não sua comunicação. Um bom exemplo disso é a comercial 'Musa do Verão'. A propaganda trazia a ideia de que se o "cara" que inventou a Skol tivesse inventado também a musa do verão, ela seria acessível a todos os homens colocando a mulher em posição de "objeto disponível".
No 2016, a Justiça decidiu que a Ambev deve pagar uma multa pela campanha publicitária Musa do Verão, da cerveja Skol. A decisão da 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo é de manter a multa aplicada pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor PROCON/SP. O comercial foi considerado abusivo por tratar a mulher como objeto.
"O argumento da peça publicitária é mais o que infeliz, pois 'coisifica' a mulher, servindo-a, mediante entrega, para desfrute do consumidor. Em outras palavras, nela, o gênero feminino transforma-se em objeto de consumo." - Luiza De SousaA minha maior pergunta:
A SKOL nesse caso, realmente mudou seu posicionamento em relação as mulheres? A imagem veiculada na internet se encaixa com aquela na TV aberta ou nos bares?
O que você acha?
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