#BlackisBeautiful ?

#BlackisBeautiful Campanha


Os fabricantes de uma nova marca de papel higiênico preto de luxo no Brasil foram acusados de racismo por usar o slogan "Black is Beautiful" como parte de uma campanha publicitária com uma famosa atriz branca.

O papel higiênico Personal VIP Black foi lançado na segunda-feira pela Santher, uma empresa brasileira com sede em São Paulo, com uma brilhante campanha publicitária com Marina Ruy Barbosa, um ator branco, de cabelos ruivos e de olhos azuis que aparece nu, exceto as faixas da papel higiênico preto.

Ativistas e comentaristas negros acusaram a empresa de se apropriar do nome de um movimento cultural da década de 1960 que se espalhou por todo o mundo e também foi usado pelo ativista sul-africano anti-apartheid Steve Biko.

Mais tarde na terça-feira, Santher e Neogama - a agência de publicidade de São Paulo responsáveis pela campanha - disseram que lamentaram qualquer ofensa causada e retiraram o slogan de sua campanha. Humberto Adami, um dos principais advogados negros no Rio que preside a Comissão Nacional de Verdade da Escravidão Negra no Brasil, disse que a controvérsia foi a mais recente em uma série de incidentes envolvendo indústria de publicidade no Brasil.

"Quando esses anúncios sugerem esse tipo de racismo subliminar, eles devem ser removidos, porque eles reforçam o ensino do racismo", disse Adami. "Isso é muito sério".

Embora mais da metade da população do Brasil se identifique como raça negra ou mista, a publicidade e a televisão usam predominantemente rostos brancos. A agência de publicidade brasileira África, por exemplo, possui dezenas de funcionários em uma foto em sua página do Facebook, mas apenas um rosto não é branco.

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